Páginas

24 outubro 2008

15 ATITUDES BÁSICAS PARA FAZER AS PAZES COM O RELÓGIO

Você já se viu "brigando" com o tempo? Perdido entre as atividades e o tempo para executá-las acaba adiando o tempo para se cuidar? Abaixo algumas dicas:

:: 1- Acorde cedo: o suficiente para se arrumar e tomar café com calma. Aqueles cinco minutos a mais na cama podem provocar pressa e atrasos desnecessários.

:: 2- Tente ao máximo encurtar as distâncias. Principalmente nas grandes cidades, procure morar perto do trabalho, da escola, do centro comercial. E se possível faça esses caminhos a pé.

:: 3- Não subestime o tempo do relógio e reserve mais tempo para seus compromissos do que habitualmente calcula. Isso promove chegadas e saídas menos apressadas.

:: 4- Não é possível estar em dois lugares ao mesmo tempo. Só aceite os convites que realmente valem a pena e, ao incluir um novo compromisso na agenda, abra mão de outro menos importante.
:: 5- Não atenda ao telefone enquanto faz outra atividade. Em geral, a simultaneidade implica em não concentrar atenção, provocando falhas e até acidentes.

:: 6- Aproveite momentos clássicos de "perder tempo" _fila do banco, espera do dentista, trânsito _ para organizar o dia, ouvir boa música, orar, pensar em coisas boas.

:: 7- Evite brigas e desentendimentos. Ao marcar um encontro, certifique-se se a pessoa costuma ser pontual ou não e, se for o caso, relaxe na espera.

:: 8- Reserve um tempo para se cuidar, prestando atenção no jeito que penteia o cabelo, escova os dentes, come... Faça isso no seu ritmo, sem se preocupar em terminar rápida ou lentamente.: 9- Na maioria das vezes ganhar tempo é ilusão. Antes de obedecer ao ditado: "Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje", pergunte-se: "Vou aproveitar esses minutos ganhos com que me dá prazer?" Se a resposta for não, vá devagar...

:: 10- Faça pequenas pausas, quando o ritmo de trabalho apertar. Respire, espreguice, caminhe e pense em coisas que tragam alegria.

:: 11- Tente não se contaminar com a ansiedade alheia, principalmente nas horas de rush. E não apresse quem convive com você, especialmente crianças.

:: 12- Permita-se ser diferente da turma. Não tente acompanhar o ritmo coletivo 24 horas por dia.

:: 13- Aproveite os momentos de calma na cidade, por exemplo, as manhãs de domingo. Experimente curtir um banho, uma caminhada, a leitura do jornal demorando o dobro do tempo normal.
:: 14- Viaje para onde haja um ritmo diferente do da sua cidade, no mínimo a cada dois meses. Experimente a rotina do lugar. Se você vive na metrópole, vá para o campo ou praia. Se vive no interior, vá para um centro urbano.

:: 15- Confie que tudo vem ao seu tempo e acredite: a pressa é inimiga da perfeição, do bom humor e das boas energias!

Por Adri Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário