Páginas

05 janeiro 2008

Devocional - I Coríntios, Cap. 2

Que Deus seja no meio de vós, que leem esta mensagem. Dou continuidade ao devocional, partindo para o cap. 2. Boa leitura
I Coríntios 2
A mensagem a respeito do Cristo crucificado
1Meus irmãos, quando fui anunciar a vocês a verdade secreta de Deus, não usei muitas palavras nem grande sabedoria. 2Porque, quando estive com vocês, resolvi esquecer tudo, a não ser Jesus Cristo e principalmente a sua morte na cruz. 3Quando visitei vocês, eu estava fraco e tremia de medo. 4O meu ensinamento e a minha mensagem não foram dados com a linguagem da sabedoria humana, mas com provas firmes do poder do Espírito de Deus. 5Portanto, a fé que vocês têm não se baseia na sabedoria humana, mas no poder de Deus.

A sabedoria de Deus

6Porém, para os que são espiritualmente maduros, anunciamos uma mensagem de sabedoria. Mas não é de uma sabedoria deste mundo nem a dos poderes que o governam e que estão perdendo o seu poder. 7A sabedoria que anunciamos é a sabedoria secreta de Deus, escondida dos seres humanos, a sabedoria que o próprio Deus, antes mesmo da criação do mundo, já havia escolhido para a nossa glória. 8Nenhum dos poderes que agora governam o mundo conheceu essa sabedoria. Pois, se a tivessem conhecido, não teriam crucificado o glorioso Senhor. 9Porém, como dizem as Escrituras Sagradas:

“O que ninguém nunca viu nem ouviu,
e o que jamais alguém pensou
que podia acontecer,
foi isso o que Deus preparou
para aqueles que o amam.”

10Mas foi a nós que Deus, por meio do Espírito, revelou o seu segredo. O Espírito Santo examina tudo, até mesmo os planos mais profundos e escondidos de Deus. 11Quanto ao ser humano, somente o espírito que está nele é que conhece tudo a respeito dele. E, quanto a Deus, somente o seu próprio Espírito conhece tudo a respeito dele. 12Não foi o espírito deste mundo que nós recebemos, mas o Espírito mandado por Deus, para que possamos entender tudo o que Deus nos tem dado.
13Portanto, quando falamos, nós usamos palavras ensinadas pelo Espírito de Deus e não palavras ensinadas pela sabedoria humana. Assim explicamos as verdades espirituais aos que são espirituais. 14Mas quem não tem o Espírito de Deus não pode receber os dons que vêm do Espírito e, de fato, nem mesmo pode entendê-los. Essas verdades são loucura para essa pessoa porque o sentido delas só pode ser entendido de modo espiritual. 15A pessoa que tem o Espírito Santo pode julgar o valor de todas as coisas, porém ela mesma não pode ser julgada por ninguém. 16Como dizem as Escrituras Sagradas: “Quem pode conhecer a mente do Senhor? Quem é capaz de lhe dar conselhos?” Mas nós pensamos como Cristo pensa.
------------------------------------------------------------------------------------------
É incrível a soberania de Deus, e os própósitos dEle em nossa vida. Esse cap. é para todos aqueles que não acreditam no Espírito Santo, ou para os que o acham apenas como uma "força ativa". O Espírito de Deus, conhece a Deus, e nos revela o que Deus tem preparado àqueles que o amam, que o seguem, e aos que buscam a verdade.

Nota-se no verso 15, que Paulo já tinha sido avisado por Deus que muitos não acridatariam nos doms do Espírito, nem na sabia loucura de Deus.
Se não for pelo Espírito Santo, nada que vem do Pai, é revelado a nós, nossas orações não chegariam a Deus.

Todo o capítulo foi novamente escrito na linguagem de Hoje, e me coloco à disposição à eventuais dúvidas.

Deus seja convosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário