Páginas

16 janeiro 2009

PORQUE OS HOMENS NÃO GOSTAM DE IR A IGREJA ?

Já parou para pensar no motivo por que os homens cristãos estão como se tivessem sidos excluídos? Ou por que a maioria dos homens másculos acha absolutamente impossível ter um bom relacionamento com a liderança cristã?
Você não está sozinho.
Eu costumava pensar que o problema estava comigo.

• Uma típica congregação Brasileira atrai um público adulto que é 61 % de mulheres e 29 % de homens. Essa diferença entre homens e mulheres aparece em todas as categorias.

• Em qualquer domingo há 10 milhões de mulheres adultas a mais do que homens nas igrejas do Brasil.

• Neste domingo quase 35% das mulheres evangélicas casadas irão ao culto sem o marido.

• As atividades de culto no meio da semana atraem de 70 a 80% de participantes do sexo feminino.

• 90% dos meninos que estão sendo criados nas igrejas as abandonarão ao chegarem à idade de 20 anos. Muitos deles jamais voltarão.

• Mais de 90% dos homens nos EUA acreditam em Deus, e cinco de cada seis homens se classificam como cristãos. Mas só um de cada seis deles freqüentam uma igreja em qualquer domingo determinado.

No Brasil o número é parecido só dois de cada seis freqüentam a igreja. Geralmente, os homens aceitam a realidade de Jesus Cristo, mas não conseguem ver nenhum valor em ir para a igreja. E os que já estão lá provavelmente é algum líder, Pastor, Bispo, Diácono, etc ... O Grupo de missões Você é especial para Deus, ouviu alguns homens e as respostas foram sempre as mesmas “desanimei com o meu Pastor” ou “estive seis anos dentro da igreja e nunca tive uma oportunidade de cantar nem um hino da harpa” ou “existe muita disputa para as cadeiras dos púlpitos, não quero fazer parte disso”.
Essas são estatísticas absolutamente assustadoras, mas não são de surpreender.
J. Grant Dys argumenta em seu blog que dá para se ver os desdobramentos dessa realidade em nossas famílias (ou pelo menos no que restou delas), nossas escolas, nossos clubes e nas prisões de nossa sociedade.
Num nível cultural, nós todos sabemos que a idéia de um “homem real” foi quase que totalmente eliminada de nossa consciência social. Os homens são objetos de zombaria e difamação. Assista a qualquer comercial ou comédia de TV e você verá com os próprios olhos um fogo cerrado de ataques, todos designados para agredir a dignidade da masculinidade real e o papel modelo histórico do homem como provedor e protetor.
Não estou dizendo nenhuma novidade. Muitos já tocaram nesse assunto, alguns muito melhor do que eu. Mas o que me preocupa não é que a sociedade em geral tenha rejeitado a masculinidade. O que me preocupa é que as igrejas agem como cúmplices dos que promovem o conceito de se excluir a masculinidade. E não são apenas as igrejas liberais que são culpadas nesse negócio.
Na vasta maioria das vezes, o “papel modelo” pastoral nos círculos evangélicos reflete aquele personagem dos “Simpsons”, o Rev. Love Joy. Nossos pastores são tapados estranhos, esquisitos ou inofensivos, ou são tipos astutos de homens metidos a carinhosos que conseguem literalmente derramar lágrimas ao som de uma moedinha, ou um envelope de dizimo recheado, mas não têm absolutamente nenhuma coragem de assumir uma posição contra o mal ou ensinar a verdade inequívoca com autoridade.
Homens masculinos santos, optando em vez disso por serem “bacanas”. Eles abdicaram do seu chamado de “falar a verdade”, por puros interesses politicamente corretos. E decidiram que manipular as pessoas com livros emocionais de auto-ajuda e pregações engraçadas é melhor como ponto principal do que treinar e ensinar os homens de suas congregações a serem líderes e guerreiros de Cristo. E como resultado, a igreja evangélica está sofrendo de escassez de homens de verdade.

A culpa é do feminismo?

Agora, podemos culpar o movimento feminista por tudo o que quisermos mas nada mudará, porque no fim, os homens adotaram sua própria feminização. Conforme aponta Dys, os homens mesmos fizeram isso consigo porque se tornaram delicados e preguiçosos. As mulheres nada tem a ver com isso.
Os homens estão muito mais interessados em favorecer o movimento de mulheres do que em expressarem sua masculinidade. E quer seja porque queremos ser “populares com as garotas”, porque somos inseguros e incertos demais acerca de liderança, ou se é por pura exasperação (“Elas querem assumir a liderança? Vão em frente. Não vou mais discutir”), estamos abrindo mão de nossos papéis na família, igreja e Estado.
Mas vamos ser claros numa coisa: Não tínhamos nenhum direito de abdicar dessa responsabilidade.
A solução é bem simples: Os homens precisam ser homens de novo. Eles precisam assumir sua responsabilidade do jeito que Deus planejou que eles se conduzissem. E a igreja precisa reaprender como ajudá-los nisso de novo.

Jeferson e Dayane

God always is praised.

3 comentários:

  1. Atualmente tão importante quanto Pregarmos a Palavra é sua divulgação
    Colocamos a sua disposição as ferramentas necessárias para expansão do alcance da sua Mensagem
    A WebTVbr Oferece seu acesso a nova tecnologia “Streaming”
    Criamos e divulgamos o seu Canal de Tv pela Internet
    Transmita programas diários, seus cultos. Deixe mensagens gravadas para acesso Ondemand (Videoteca on Line)
    Sites onde vão estar sendo vistos os seus vídeos

    AOL Video uncutvideo.aol.com
    Blip.tv blip.tv
    Break break.com
    Brightcove brightcove.tv
    *Crackle crackle.com
    Daily Motion dailymotion.com
    Google Video video.google.com—
    Graspr graspr.com
    Howcast howcast.com
    i2TV tellytopia.com
    imeem imeem.com
    Metacafe metacafe.com
    Myspace myspace.com
    Revver revver.com
    Sclipo sclipo.com
    Veoh veoh.com
    Webcastr webcastr.com
    Yahoo Video video.yahoo.com
    YouTube youtube.com
    Viddler viddler.com
    Vimeo vimeo.com
    5min 5min.com

    Mais Ainda

    - Hospedagem
    - Cadastro manual em até 580 Sites de Busca.
    - Envio automático a 80 mil sistemas FFAs.
    - Links Patrocinados por 30 dias.
    - Criação das Meta-Tags.
    - Inserção de seu canal de Tv em varias WebTvs associadas
    - Criação de 2 Sites para transmissão de sua TV

    Veja com são os sites

    Modelo simples http://adbonsucesso.site50.net)

    Modelo avançado http://tvadb.webtvbr.com/

    - Treinamento
    - Pacote de programas de edição

    Custo?
    Para saber mais ligue para (21) 3367- 1365
    Ou mande e-mail para:
    comercial@webtvbr.com

    ResponderExcluir
  2. O que será que eles querem dizer com isso: “Elas querem assumir a liderança? Vão em frente. Não vou mais discutir”), estamos abrindo mão de nossos papéis na família, IGREJA e Estado.

    Bom! É a PALAVRA de DEUS que diz que o homem é o cabeça da família (1 Corintios 11:3 "Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.)
    O que não quer dizer que não possa haver líderes mulheres; pois se DEUS concede um Dom a uma mulher, esta por sua vez no mínimo deve exercê-lo, testemunhar, pregar, ser líder de louvor, de dança, de jovens; assim como o homem,não há destinção de sexos, para fazer a vontade de DEUS.
    Porém, deve-se sim, respeitar o homem; e se os homens perdem seus papéis na igreja para as mulheres,assim também acontece com as mulheres; porém a questão não é ser homem ou mulher, a questão, é fazer a vontade de DEUS e santificar-se pra isso. Eu não acredito que DEUS deixaria um filho seu, que está preparado, santificado e que O teme, sentado no banco sem usá-lo como instrumento para SUA obra!

    Paz e Graça!

    ResponderExcluir
  3. http://www.youtube.com/watch?v=I--3vvaG5Vg&feature=related

    ResponderExcluir