Páginas

18 maio 2011

Para o bem ou para o mal?

A tradição judaica, adepta e praticante do Velho Testamento, é a fonte da lenda que reescrevo aqui. Trata-se de um povo cuja crença se concentra unicamente em Deus, um povo que acredita que tudo o que acontece é para o bem, para a evolução dos seres na dimensão espiritual.

Segundo a lenda, há séculos, em uma pequena aldeia, um cavalo que ajudava seu dono nas tarefas do trabalho fugiu e sumiu, embrenhando-se na mata. Parentes e amigos apareceram para prestar solidariedade. O camponês, porém, não se queixou. Disse apenas que , se era essa a vontade do Criador, era para o bem e se conformou.

Depois de alguns dias, o cavalo voltou, acompanhado por mais quatro cavalos selvagens, que se instalaram nas terras do camponês. Novamente, os amigos vieram, mas, dessa vez, para comentar a sorte de conseguir mais animais para o trabalho. O camponês comentou, mais uma vez, que não era questão de sorte ou azar, era apenas a vontade do Senhor.

Ao treinar um dos cavalos, o filho mais velho do camponês caiu e quebrou as pernas, tendo de ficar imobilizado por um tempo bastante longo. De novo, os amigos lastimaram a situação. O filho, que era seu melhor auxiliar, teria de parar de ajudá-lo. O camponês, mais uma vez, conformou-se, alegando que isso também era para o bem e, sem nenhum desespero, continuou a confiar nas intenções divinas.

Poucas semanas se passaram, e o país em que o camponês morava entrou em guerra. Todos os jovens foram convocados para a luta e poucos retornaram. O filho do camponês não pode ir lutar, pois estava com as pernas quebradas. Como garantiu o camponês, isso também foi para o bem.

Assim deve ser na vida: muitas vezes, as coisas que nos acontecem parecem ser para o nosso mal. Por isso, custamos muito a aceitá-las. Talvez, seja necessário alargarmos nossa compreensão, para ter uma visão mais ampla. Só assim entenderemos o verdadeiro sentido de tudo o que vivemos.

Um comentário:

  1. que seja assim porque estou passando por uma grande dificuldade na minha vida espiritual..[http://www.deus.3a2.com]

    ResponderExcluir