Páginas

18 novembro 2010

Deus é um amuleto?

Bom dia Leitores do DC. Faz algum tempo que não posto nada, mas hoje volto a escrever com um tema polêmico: "Deus é um Amuleto"?

Wikipedia: Amuleto é um objeto que um indíviduo acredita que pode trazer sorte ou proteção. Está muito vinculado ao imaginário popular. Muitos indivíduos costumam ter seu amuleto-da-sorte como algo que garante sucesso, ou imune a determinadas situações.


À primeira instância, pode parecer loucura o que digo, ou a palavra Amuleto pode chocar os ouvidos e os olhos de alguns, mas é exatamente o que tem acontecido no meio religioso ; alguns religiosos vivem e pregam simplesmente o "Tudo posso naquele que me fortalece" visando apenas o lado da ousadia, pensando apenas no "Posso ganhar US$20mil por mês trabalhando menos que todo mundo", ou "Serei curado de todas as doenças porque Deus está comigo" e esquecem que na verdade a palavra "TUDO" pode ser tudo mesmo, como doenças incuráveis, desemprego, dor, solidão, desgosto, enfim, todo o tipo de deficiência que possamos imaginar.


Bom, agora que já abordamos a introdução, vamos à versos:

 Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. (Filipenses 4:13)
Mil poderão cair ao teu lado, e dez mil à tua direita; mas tu não serás atingido.  (Salmos 91:7)
Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão (Marcos 16:18)
Alguns fiéis se apegam a versículos como os citados acima, e acreditam viver nesta imaculada realidade, cuja qual eu particularmente gostaria muito de viver: um mundo com certeza de vitória dos problemas, certeza de aceitação, certeza de ganhar todas as batalhas... realmente algo esplêndido.
Mas vamos voltar à realidade, e continuar falando dos que vivem com Deus-Amuleto do lado. Se você é um deles, certamente se frustrará mais cedo ou mais tarde, pois nós humanos, simplesmente não conseguimos entender o "Não" de Deus de maneira clara e objetiva todo o tempo, e o simples fato de Deus ter seus próprios planos, que muitas vezes se diferem do nosso, nos faz ter a noção de abandono, de esquecimento, de não ser o "queridinho" de Deus, o que já faria a tese de amuleto ser jogada fora.

Vejamos agora o outro lado da moeda, o lado de que Deus simplesmente "deixa" as coisas acontecerem, o lado que prega que Deus criou o livre arbítrio e criou todas as "engrenagens" para que o mundo funcione do jeito que é e que Deus não intervém  no nosso mundo. 
Este ponto de vista é citado por muitos que não freqüentam igrejas, não possuem ministérios, ou aqueles que sofreram ou sofrem com alguma ferida espiritual. 

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (João 16:33)
Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. (João 15:20)

É comum vermos pessoas que aprenderam a ter Deus como amuleto ou como um garçom, servindo bençãos e alegrias a "balde", onde tudo que querem, dar-se vos á (acredite, existe gente assim!), se tornarem pessoas rebeldes, desiludidas, rancorosas ou simplesmente perderem a fé após um pedido não atendido por Deus.
Deixo aqui um espaço vago sobre este texto, que certamente poderá ser um bom debate, para que você opine sobre como você vê Deus, como interage com Ele e como acha que Ele interage com você. Como você reage ao ter uma oração não atendia? 

Comentem e vamos acrescentando este texto a medida que forem surgindo espaços.

Graça e paz.

5 comentários:

  1. Primeiramente Parabéns pelo blog, excelente tema!

    E Realidade imaculada realmente existe, e eu vejo isso de uma maneira simples, pois tudo o que faço, faço com Deus do meu lado, e tudo que Deus faz, faz certo não é? Então a partir do instante em que duvidar de algo que estou fazendo, pensar que não vai dar certo e que o final que desejo não vou ter, ja não estarei acreditando em Deus vou estar duvidando de Deus, não estarei tendo Fé, e partir desse instante as coisas que estariam encaminhadas para a vitória, pode ter certeza que irão caminhar para a derrota.

    Deus não diz Não, ele apenas traça o caminho para nos da maneira que desejamos, ou seja, a partir do momentos que traçamos metas em nossa vidas e vamos buscar a ajuda de Deus para realiza-las, e tambem se realmente tivermos a Fé nessaria, que 99% da população não tem, pois a todo instante mesmo que sem querer, ficam duvidando, e assim não da né, vamos alcançar o sucesso.

    Vocês dizem que Deus nos deu o livre arbítrio, então como ele pode nos dizer Não? isso não é um controvérsia? "Meu Filho você tem o livre arbítrio, mas não pode fazer isso nem aquilo" me desculpe mas isso ja é uma incoerência das bravas, a partir do momento que ele nos deu essa liberdade não existe o certo ou errado, mas aquilo que nos proprios colocamos como certo ou errado!!

    E que tipo de Deus é esse que nos julga o tempo todo, que se cometermos um "Pecado mortal" vamos arder eternamente no fogo do inferno? Isso pra mim esta mais parecido para um Hitler, onde se não fosse um ser "puro"(Alemão), como eles diziam, iria ser morto. Então se ele for realmente assim, nos teriamos que ter imagens de Hitler nas paredes de nossas casas e rezar para ele todo dia, pois ele foi um santo e seguiu aquilo que "Deus nos ensinou", se cometer um pecado mortal vai arder eternamente no fogo do inferno.

    Pra mim realmente se fizermos algo "errado" vamos pagar, mas aqui na terra, ja ouviu falar "Aqui se faz, aqui se paga", A mãe Terra tem a sua lei, e tudo que cometermos aqui tera suas conseqüências aqui. Pois tudo que fazemos, "certo" ou "errado" tem consequencias e a sofremos aqui.

    Como o sexo, essa dadiva maravilhosa que Deus nos deu pode ser pecado? como podemos nascer com o "pecado original" como muitos dizem, pelo fato de termos vindo do sexo? desculpe mas pra mim isso é a mais idiota de todas, se algo tão bom assim for pecado, vou cortar meu saco fora!! :).. brincadeira...

    Estamos aqui nessa vida não para aprender, como muitos dizem a terra é uma escola, mas estamos aqui para relembrarmos de onde viemos, e viemos dele, Deus, todos somos um, pois todos somos parte dele.
    A partir do instante que todos relembrarem disso, ai sim nossa vida aqui na terra estara pronta para ir mais além, onde nem um ser da terra pode realmente saber como é.

    ResponderExcluir
  2. não creio deu erro no meu comentario. que fodas, tem limites de palavras aqui?

    ResponderExcluir
  3. Oi Josué. obrigado pelo comentário.
    Creio que seu comentário deu certo.

    Obrigado pelo seu ponto de vista e pela visita.

    ResponderExcluir
  4. Acho que o Josué poderia usar outras palavras em certas frases...

    Eu penso que Deus tem três respostas para as pessoas: Sim - Não - Espere, então Ele diz "Não" tambem, pois se iremos traçar um caminho que nos afastará de Deus e pedirmos a ajuda pra Ele...Ele vai dizer não. Se somos filhos de Deus, temos que fazer o que é para Deus, não traçar os nossos caminhos e alcançarmos tudo para nós, temos que pensar nas coisas do Alto.

    Deus nos deu o livre arbítrio sim: eu posso fazer tudo o que quiser, mas nem tudo me convem a fazer, se você é cristão e não tem esse pensamento, está errado, pois tambem está escrito na bíblia.

    Deus não nos julga para ficar cobrando ou acusando como o diabo faz, Ele nos ensina a viver um caminho certo e se cometermo pecado, e nos arrependermos de verdade Ele perdoa. exceto blasfemar contra o Espírito Santo.

    O sexo foi criado por Deus e não é pecado se estiver dentro do que Deus fala a respeito..muita gente acha que é pecado porque o diabo perverteu, não só o sexo, mas a musica e várias outras coisas.

    ResponderExcluir
  5. Deus não é um amuleto...
    As pessoas que constroem seus alicerces na areia pensam desta forma. Apegam-se à isso, esperam cair do céu o que desejam, e não tomam ações por sí próprias. Como um desempregado que apegado à "tudo posso naquele que me fortalece", crê que Deus irá preparar um bom emprego à ele. Mas ele fica lá sentadinho e nada faz, não estuda, não vai buscar o emprego...claro que esse emprego não vai aparecer. Então a pessoa revolta-se com Deus.
    Devemos entender que Deus sempre nos dá aquilo que precisamos. Se não temos o que desejamos, é porque ainda não estamos preparados. Ao invés de revoltarmo-nos contra Ele, devemos tomar a dor como importante processo de aprendizado, que nos preparará para algo maior. Devemos ser gratos à Ele por termos pedras em nosso caminho, pois ela nos ensinará a ser melhores. Não teremos ganho material, teremos ganho espiritual, que vale muito mais que um carro 0 km, uma casa na praia, roupas da última moda... Essas coisas materiais, depreciam-se com o tempo, mas as espirituais não, nos tornam fortes, confiantes e melhores. Vamos construir nosso alicerce na rocha, confiar Nele mesmo nas piores dificuldades, vamos ter a certeza que aquilo é o melhor para nós.

    Patricia

    ResponderExcluir