Páginas

19 novembro 2010

Como aprender a ser Cristão?

Boa noite leitores do DC. Abordo hoje mais um tema que pode gerar uma boa troca de experiências e opiniões: “Como aprender a ser Cristão?”

Você pode estar se perguntando: O Que diacho é este tema? E na verdade esta é a intensão. Espero que após esta leitura, você possa repensar sua vida e compartilhar suas conclusões nos comentários.

Agora que já demos o passo inicial, vamos às considerações:

Cristão é o mesmo que crente?

Lembro-me da época da escola, onde todos rotulavam a garota de saia e cabelos compridos que sentava na primeira fileira de “crentinha”. Lembro-me também do meu pastor me dizendo: “Crente até o diabo é”. Então o que podemos concluir disso? Vejamos:

Crente: Aquele que crê; popularmente, adepto de uma religião

Cristão: Todo o indivíduo que adere ao Cristianismo, uma religião monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré. Resumindo: Quem segue a Jesus Cristo pode ser considerado Cristão.

Fonte: Google e Wikipédia

Bom, agora já sabemos que na verdade: Crente até o diabo é, pois ele acredita em Deus e, podemos até ousar em dizer, de uma maneira muito mais sólida que a nossa, pois conviveu com Deus.

Sabemos então que queremos nos tornar verdadeiros Cristãos, mas o que fazer nos tornar?

Tenho conhecidos que certamente responderiam: “Lendo, estudando e meditando na palavra de Deus”

Com base na resposta acima, podemos concluir que não é suficiente, pois se fosse, não teríamos tantas religiões e doutrinas com tantos entendimentos diferentes.

Outros poderiam dizer: “Orando, Jejuando e pagando o preço”

Com base na afirmação acima, fica a impressão de termo vago e contraditório, pois alguns poderiam dizer: “Deus é Deus do amor” ou “Deus nos ama de tal forma que se nos deu como filho”. Ou ainda poderíamos encalhar no “Pagando o Preço”; o que realmente é pagar o preço? Dízimos e ofertas caríssimas? Injetar nosso suado salário enriquecendo instituições e pastores que sempre vemos na mídia sendo chamados de lobos?

Ou ainda ficar sem comer? para sermos cristãos devemos fazer regime? Ou 40 dias de jejum ou nada de ser Cristão. seria basicamente isto?

Há um terceiro grupo que incrementaria a resposta acima sobre pagar o preço com “Ser perseguido pelo amor à Cristo”

Há cegos espirituais que simplesmente acham que quando uma mídia mostra um padre pedófilo ou um pastor desviando dinheiro para seu benefício imerecido, é apenas o Diabo impedindo os servos de Deus em seus ministérios. Se você é um deles, sinto lhe informar que você está redondamente engando, pois mídias querem que cada vez mais pessoas vejam seus programa, assim, conseguem arrecadar mais lucros com propagandas cada vez mais caras. Como a maioria da população é católica, logo, a imprensa não desejaria inventar fatos ou enfatizar notícias que fariam seu público simplesmente mudar de canal. Com base nisso, seja você evangélico, católico, espírita ou outro, encare os fatos que existem pastores, padres, bispos e outros que realmente buscam a Deus na sua essência, no intuito puro da coisa, sem blasfemar os mandamentos bíblicos; mas há também a raça de lobos que se aproveitam do seu suor para comprar umas casas na praia, BMW e viajar de avião todo fim de semana para alimentar sua conta bancária em algum paraíso fiscal, além de cobiçar perversidades com crianças que nem ler sabem, ou que nem das fraldas sairam. É algo cruel, nojento, e que sem dúvida mancham o nome de Deus, mas não podemos fechar nossos olhos e achar que isso é perseguição à igreja, porque não é.

Há ainda mais um grupo que afirmaria: “Vivendo o sofrimento”

Há pessoas que acham que quanto mais fome passam, mais fartos serão no céu, ou quanto mais pobres, mais ricos serão no céu. Encaram o céu como o inverso da terra.

Com base nisso, ricos não entrariam no céu, apenas mendigos, vítimas de torturas de guerra, órfãos entre outros.

Pensar assim é não querer prosperar nem lutar por seus sonhos, por medo de perder a salvação, ou pior ainda, usar essa desculpa como muleta à falta de vontade de crescimento ou usando isto para acusar algum conhecido ateu que comprou um carro zero depois de ter trabalhando meses até mais tarde.

Particularmente, posso concluir que nenhuma afirmação acima está totalmente errada e nem totalmente certa. todas tem parcela de acerto e erro.

Como você encara ser Cristão? Quais as misturas e formas citadas acima você supões corretas para se viver?

Você diria para alguém: Me siga e me observe, pois assim você verá como é ser um cristão de verdade.

Assim como no tópico anterior, deixo uma lacuna para ser completada pelos seus comentários, então comente!

Fico por aqui pessoal. Graça e Paz sejam com todos!

2 comentários:

  1. Pra mim ser um cristão, antes de tudos nos devemos estar felizes com a gente mesmo, aceitar nossa realidade e agradecer pelo que temos, pois se não formos gratos nem por isso, como podemos, por ex, ajudar o proximo? progredir e conseguir algo mais?

    Bom tambem acredito, e que aqui esta a chave para muita coisa, é que se orarmos para Deus pedindo coisas, como "Deus quero ter uma casa!!", "Deus quero ter um bom emprego!!", "Deus quero ter muito dinheiro!!", sinto muito mais você não tera nada pois explico:

    1 - você dizendo : "Deus quero uma casa", Deus vai te responder : "Tudo bem você vai querer", ou seja, você vai estar sempre tendo esse sentimento de querer algo, pois você disse que você quer!!

    2 - Se você realmente acredita em Deus a partir do instante que você deseja algo, considere feito, pois está dito que tudo que for pedido com fé na oração sera atendido.

    3 - Então a melhor forma de orar seria agradecer, mas como?
    "Deus muito Obrigado pela minha casa!!" , mas com o sentimento de realmente ja ter a sua casa, ter a fé de ja ter conseguido ela, e se imaginar andando pela mesma, sentindo a parede, abrindo a porta, tendo a verdadeira fé de ja ter conseguido ela, pois pedindo com a fé necessaria, Deus vai te ajudar a realizar tudo que desejar.

    Agora muitos dizem que absurdo!!

    Eu Digo, você realmente acredita em Deus? você realmente acredita que ele pode te ajudar em tudo?

    se você respondeu que não, ai esta nossa diferença, pois eu respondo que sim as duas perguntas, pois que sentimento maior de fé você vai estar demonstrando a Deus, acreditando que ja tem a sua tão desejada casa, sendo que nem ao menos a tem fisicamente?
    pois pode não ter fisicamente, mas no seu coração e na sua mente você ja sabe que a tem, pois você não duvida nem um instante do poder de Deus, e sabe que de algum modo a tera.
    Agora não adianta rezar desse modo, e no dia seguinte duvidar até mesmo da sua mãe, que desse modo sua fé não existe.

    Acredito tambem, que se queremos mudar algo no mundo, não adianta somente ficar rezando em casa para isso, você tera que tirar a bunda gorda do sofá, e agir, praticar, mas como? despertando esse sentimento de Deus no coração dos outros, mas como? bom acho que não existe uma melhor forma para isso, e se realmente quiser saber ore, "Deus Obrigado por poder me conceder essa oportunidade de propagar a chama do seu amor a meus irmãos", e sai de casa que você, intimamente vai saber qual a melhor forma e mais essa oportunidade vai acontencer na sua vida.

    Dessa maneira, para qualquer duvida que tiver, recorra a Deus, pergunte com fé, agradeça com fé, que ele esta em contato conosco de todas as maneiras, pode ser em musica que ouviu em um radio, em uma frase do livro que esta lendo, e que so você entendeu, que era pra você aquela mensagem, que respondeu suas agonias.

    E se algum dia você acorda mal humorado, realmente contra a sua vida, procure alguem em uma situação pior que a sua, e o ajude, faça isso durante uma semana, e veras que o que vai acontecer em sua vida vai parecer um milagre!!, e vai ver que tudo é possivel naquele que realmente crê em Deus!!


    Eu levo minha vida dessa maneira, não digo a muito tempo, faz quase um ano e depois de estudar varias religiões, varios livros, hoje para mim Deus age desse modo, e ser um cristão, da melhor maneira possivel é agir desse modo tambem, pois digo por mim, pois minha vida melhorou, e tenho conseguido ajudar o proximo, e a felicidade de Deus esta sempre comigo, ai que esta tambem outro ponto chave, Deus nos quer felizes, você sendo feliz e tendo amor no coraçõa, e deixando outras pessoas felizes e com amor no coração, acredite você esta no caminho certo.

    ResponderExcluir
  2. Olá. Um ótimo tema, muito bem escrito por sinal, parabéns. O interessante é que vc coloca várias opiniões, porém se mantem neutro.
    Mas lá vai minha opinião. Acredito que a melhor maneira de se tornar cristão, é seguindo realmente a Cristo, parece redundância, mas é. Pois ser crente é redundante. Temos que ler e estudar a palavra sim, temos que orar muito e fazer a obra, ai esta a mistura completa para sermos um bom cristão. Mas há diversas interpretações sobre a palavra de Deus. E ha muitas maneiras de se orar e fazer a obra, ai nos perguntamos qual é a ideal. O ideal é seguimos a base do Cristianismo, o sacrificio de Deus no calvario, e temos conosco a essência de Deus, o amor. Quando passamos a viver o primeiro mandamento em sua essência, amando a Deus acima de tudo e ao próximo como a nós mesmos, começaremos a entender o que é ser imitador de Cristo. Na palavra de Deus esta a resposta para todas as coisas, e bem clara, aberto pra qualquer um que queira de coração aberto entender, e não ficar achando pêlo em ovo. A palavra de Deus é simples e completa, somos nós que dificultamos. Muitas vezes queremos molda-la de acordo com nossa maneira de pensar, mas ela é eficaz e nunca passará.
    Obrigada

    ResponderExcluir