Páginas

09 outubro 2008

Lição 13 – Isaias 6

Retirado do Grupo Jesus Comigo do Yahoo!

(Isaías 6)

Introdução: Você gosta de mudanças? A maioria das pessoas tem medo das mudanças, porque elas trazem incertezas. Agora mesmo, estou fazendo mudanças na minha vida. Tenho morado na mesma casa há 25 anos, mas aluguei uma casa em uma nova cidade e estou me mudando aos poucos para lá. Tive o mesmo emprego por 32 anos, mas agora passo metade do meu tempo ensinando em uma faculdade de Direito. Sou membro da mesma igreja local por cerca de 28 anos, mas aos poucos estou me mudando para uma nova igreja, em uma nova cidade. Tenho estado casado há 34 anos com a mesma esposa e meu objetivo e não fazer mudanças nesta área! A mudança causa ansiedade. Ser um missionário pode exigir muitas mudanças na tua vida. Esta semana a nossa lição começa com mudanças na liderança; vamos mergulhar no nosso estudo de Isaías!

I. O Rei Uzias Morre

A. Leia Isaías 6:1-3. Uzias havia sido rei por mais de 50 anos. Como você acha que o povo se sentiu pela morte dele?

1. Como Uzias era, de forma geral, um bom rei, como você acha que Isaías se sentiu a respeito?

2. Por que você acha que Deus mostrou a Isaías esta visão na época da morte do rei Uzias? (Queremos no comando alguém que tem nossos interesses em mente. Queremos governantes que gostem de nós. Deus mostra a Isaías que, embora Uzias tenha morrido, Deus ainda está em Seu trono e está no comando.)

B. O que esta visão nos mostra acerca da natureza de Deus? (Ele quer restaurar a confiança de seus seguidores.)

II. Homem Infeliz!

A. Leia Isaías 6:2 novamente. Vamos prestar atenção a estes anjos por um momento. Aliás, esta é a única vez que “serafins” são mencionados na Bíblia.

1. A palavra “seraph” significa “queimar”. Como você acha que era a aparência desses anjos?

2. Como esses serafins usavam suas asas? (Duas para cobrir a face, duas para cobrir os pés (ou a parte inferior do corpo) e duas para voar.)

a. Por que você acha que os anjos usavam as asas desta forma? (Eles estavam na presença de Deus. Eles velavam as suas faces por causa de um Deus santo. Cobriam seus pés como sugestão de respeito. O comum era mantido fora da vista de Deus. Eles precisavam de duas para continuar voando!)

B. Leia Isaías 6:3-4. Se você está preocupado com “fumaça de segunda-mão”, precisa ficar longe da presença de Deus! Falando sério, por que existe tal força física ligada à mensagem destes anjos?

1. Por que o templo se encheria de fumaça? (Leia Êxodo 19:18. Este texto nos fala que a fumaça que circunda Deus é o resultado do fato de Deus viajar cercado de fogo. Ela é chamada de “nuvem do Shakinah” e freqüentemente está associada à presença de Deus. Veja I Reis 8:10 e Esdras 10:4.)

2. Por que você acha que Deus e os anjos parecem estar queimando? Isto parece mais com uma descrição do inferno! (Se você olhar em números 31:21-24, verá que o fogo e a água são os meios usados por Deus para purificar algo. Com base nisto, podemos dizer que a aparência afogueada de Deus simboliza a fonte da pureza.)

a. Por que então temos uma descrição em Apocalipse 20:9-10 que apresenta o diabo queimando? (A impureza absoluta encontra a pureza absoluta. O fogo de Deus consome a impureza do pecado.)

3. Aqueles entre vocês que tem uma orientação mais científica podem confirmar para mim – a fumaça não é a evidencia da conversão de uma forma de energia para outra? Se for, isto pode ser uma evidência da energia que circunda a Deus, Energia, pureza, poder: Este é o nosso Deus! Em tempos de mudança, Deus continua sendo o poder do universo.

4. As palavras dos anjos em Isaías 6:3 são menos poderosas do que o resultado das palavras em Isaías 6:4? (Todo o quadro de Isaías 6 conduz um senso de poder. Os anjos reluzentes (lembre que eles pareciam com fogo) cobriam suas faces, louvavam continuamente a Deus e você pode sentir o poder da presença de Deus e destes anjos. O que eles dizem é que Deus é santo e que Sua influencia enche toda a terra.)

a. Você sente poder na tua adoração na igreja?

C. Leia Isaías 6:5. Qual é a reação de Isaías devido a estar na presença de Deus?

1. Como isto pode dar certeza em tempos de mudança?

2. Por que Isaías fala dos seus lábios? Se você se encontrar na presença de alguém importante, não estaria mais preocupado se o cabelo está penteado ou se as roupas estão limpas e bem arrumadas? (Isaías, o profeta, tem uma mensagem para o povo de Deus. Seu ponto focal é que ele é indigno de trazer esta mensagem. A sua primeira necessidade é ter seus pecados perdoados.)

D. Leia Isaías 6:6-7. O que a brasa viva representa? (Lembre que Isaías 6:1 e 4 nos diz que Deus, os serafins e Isaías estavam no templo, nesta visão. Esta brasa é tomada do altar – o lugar para expiação dos pecados. A brasa é aplicada no local onde Isaías diz que tem maior necessidade.)

1. Leia Atos 2:3-4. Isaías teve uma brasa viva tocando seus lábios. Os apóstolos têm línguas de fogo descendo sobre eles. Que padrão podemos ver?

a. Que lição você pode tirar? (O instrumento utilizado pelo missionário é purificado pelo fogo de Deus.)

2. Qual mensagem você vê em Isaías confessar a sua indignidade e buscar a purificação para as suas palavras antes que comece a sua missão? (Se você quer estar envolvido na missão, deve ser o primeiro a confessar seus pecados e buscar as bênçãos de Deus. Precisa ter sobre você o poder e a pureza de Deus. Como pode ensinar aos outros a se arrepender, se você mesmo não se arrependeu?)

III. O Voluntário

A. Leis Isaías 6:8. Por que Deus clama por um voluntário, já que Ele está ali com Isaías? (Este texto reforça a idéia de que Deus não nos força a fazer a Sua vontade. Ele pede que sejamos voluntários para a Sua obra.)

1. Quem é o “nós” no verso 8? (Note que os serafins dizem “Santo” três vezes. Tanto a referencia a “nós” quanto a repetição da palavra “Santo” implicam na Trindade.)

2. Quantos voluntários Deus está chamando? (Parece que ele está chamando um. “Quem” enviarei?)

IV. A Mensagem

A. Leia Isaías 6:9-10. Isaías tem agora uma nova missão da parte de Deus. O que Deus vê como sendo o maior problema?

1. Isaías é o primeiro a mencionar o problema ao povo? A questão aqui é que eles nunca ouviram a mensagem de Deus antes? (A mensagem é que eles precisavam limpar seus ouvidos, abrir seus olhos e abrandar seus corações.)

2. Temos uma grande preocupação em cumprir a “Comissão Evangélica” para que todo o mundo ouça a mensagem de Jesus. Que implicação para a nossa tarefa é sugerida pelos versos 9 e 10? (Não é simplesmente ouvir a mensagem, mas compreende-la. Temos uma missão a desempenhar entre aqueles que “conhecem”, assim como entre aqueles que não ouviram.)

B. Leis Isaías 6:11-12. Quanto tempo durará isto?

1. Isaías parece estar perguntando, “O que será preciso para que as pessoas ouçam e compreendam?”

a. Qual é a resposta? (Calamidades farão com que eles prestem atenção a Deus. Nos Estados Unidos estamos experimentando a falência de bancos. Estas são más notícias históricas.)

C. Leis Isaías 6:13. Este verso contém tanto boas quanto más notícias. Quais são as más notícias? (Que mesmo se 10% das pessoas sobreviverem a princípio, o que restar será atacado uma segunda vez. As coisas vão ficar muito piores.)

1. Quais são as notícias boas? (Que dos “tocos” que forem deixados, brotará a “santa semente”.)

2. Você acha que estamos enfrentando mudanças no mundo? Problemas sérios? (Algumas coisas muito ruins estão acontecendo no mundo. Os problemas no sistema financeiro americano parecem ser os piores que já vi em minha vida. Li que existem outros problemas sérios em outros países também. Na semana passada ouvi um especialista falar sobre o presidente do Iran ter afirmado publicamente que ele é o “João Batista” dos tempos modernos, que prepara o caminho para o Mahdi, que é o Messias do Islamismo. O Mahdi vem quando houver um grande conflito no Oriente Médio. Lembre-se de que o Iran está construindo armas nucleares e já disse que quer destruir Israel. Israel tem um histórico de bombardear as usinas nucleares dos vizinhos problemáticos. Esta é uma receita para problemas sérios!)

3. Que encorajamento você encontra quando coisas ruins estão acontecendo na tua vida, quando as mudanças estão ocorrendo? (Toda a nossa lição desta semana, de um Deus em fogo, a uma brasa viva tocando nos lábios, à destruição daqueles que não dão atenção, constroem um quadro. Nosso Deus está no controle e Ele nos purificará dos nossos pecados. O calor e a pressão queimam as impurezas e fazem aparecer a santidade. Deus usa as mudanças para nos tornar pessoas melhores e nos ajuda a sermos Seus representantes para trazer a mudança a outras pessoas.)

D. Amigo, e você? Está disposto a ser purificado, para que possa ser um representante de Deus? Está disposto a responder ao chamado de Deus para compartilhar a Sua palavra? Está disposto a abraçar as mudanças e os problemas, e tornar-se um missionário melhor?

V. Na próxima semana começaremos uma nova série de lições sobre “Expiação e a Cruz de Cristo”

Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.

2 comentários:

  1. Deus seja Louvado, que tuas brasas venham queimar em nossas Vidas! SANTO,SANTO,SANTO...é o SENHOR!
    Mensagem Abençoada.

    ResponderExcluir