Páginas

27 março 2008

Debate - Pokémon traz maldições para os que assistem?

Pessoal, estava eu abrindo meus e-mails, quando recebo esta mensagem... Vai de cada um achar o que quiser..


Pokémon: Um Jogo Inocente Para as Crianças, ou Não?

Pokémon (pocket monsters, ou "monstros de bolso") está atualmente fazendo muito sucesso entre as criança

s de todo o mundo. O que esses "monstros de bolso"

ensinam às crianças e quais são as filosofias subjacentes nesse jogo/desenho animado "inocente"? É

algo com o que as crianças cristãs devem se envolver?

Nota aos pais:

Meu objetivo não é convencê-lo que Pokémon seja a atividade mais perigo

sa com a qual seus filhos podem se envolver. Existem muitas outras atividade

s que são ainda mais nocivas tanto fisica quanto espiritualmente. No entanto, a tremenda

atração do jogo e a dependência que causa faz com que tenha uma influência

significativa nas crianças.

Nota aos não-cristãos: Esta p

ágina não se aplica a você, pois não vive sob o senhorio de Jesus

Cristo e o Espírito Santo de Deus não está ativo na sua vida. Não assuma que é um cristão somente porque vai à igreja ou porque seus pais são cristãos. Você pessoalmente precisa tomar a decisão de seguir a Jesus Cristo e ser um cristão.

Pokémon é um jogo de representação de um papel (RPG) similar a Dungeons and Dragons, MAGIC e outros, mas com inclinações ocultistas mais sutis. Foi criado pela Nintendo, no Japão, em 1995, e é grandemente influenciado pelo misticismo japonês. A maior parte dos personagens parece incorporar características do xintoísmo (a religião tradicional do Japão), budismo, hinduísmo, outras religiões orientais e filosofias da Nova Era. O jogo reflete o passado guerreiro do Japão em sua violência, pois o objetivo é conquistar outros Pokémons por meio da força física e da feitiçaria.

Além das inclinações pelas religiões orientais, os conceitos de Nova Era são abundantes nas cartas de Pokémon. [2] Cada Pokémon é de um certo "tipo" e isso descreve sua "energia". Existem diversos tipos, como Planta, Aquático, Pedra, Fogo, Gelo, Elétrico, Lutador, Venenoso, Voador, Fantasma, Psíquico, Inseto, Normal, Virtual, Humanóide e outros. Muitos dos 150 Pokémons que existem atualmente [o número deverá aumentar para mais de 300 em breve] usam violência para conquistar outros Pokémons. Essa violência inclui mordidas, cortes, chutes, chamas de fogo, abalos sísmicos, choques elétricos, venenos, poderes psíquicos, paralisia, etc. [4] Este não é o jogo/desenho "inocente" que a propaganda diz que é. Alguns Pokémons evoluem por meio do uso de "pedras" (trovão, água, lua, fogo e folha), que são itens utilizados para invocar os poderes (a origem desses poderes não é mencionada, mas certamente não é de Deus). [4] As cartas de treinamento também incluem aquelas que usam "poção" e "superpoção" para curar magicamente os lutadores Pokémons feridos.

Muitos Pokémons evoluem naturalmente e transformam-se em outros Pokémons (observe o símbolo "Estágio Evolutivo" na carta mostrada anteriormente. Examinando-se as cartas, é evidente que a macroevolução está sendo ensinada, pois as espécies que evoluem de outras espécies são similares na aparência. Em alguns casos, o termo "evolução" é usado incorretamente, pois determinados Pokémons podem se transformar em criaturas muito mais poderosas. Basicamente, o desenho animado/jogo está ensinando uma forma de reencarnação.

Aqui estão alguns exemplos de tipos de Pokémons e o que fazem:

Nome

Método de Ataque

Jynx

Por meio da meditação, lança um poderoso ataque de energia psíquica

Abra

Usa sua capacidade de ler as mentes para identificar o perigo e transportar-se para um local seguro. Domina o poder da levitação.

Kadabra

Emite ondas alfa especiais que provocam dores de cabeça naqueles que estiverem nas proximidades.

Weepinbell

Cospe uma gosma venenosa que imobiliza o inimigo e depois libera um jato de ácido na forma de aerossol.

Ponyta

Um cavalo de fogo. Suas patadas são poderosas e esmagam qualquer coisa.

Machoke

Seus golpes de caratê infligem 50 pontos de prejuízo.

"Para ser um grande mestre Pokémon
Tem que ter coragem e ser muito bom
E a equipe Rocket desafiar.

Se a jornada é longa a gente aguenta
Pois eu sei que tem mais de cento e cinqüênta
E a grande batalha vamos conquistar.

Vem, vem, vem aqui comigo
Vem, vem, vem correr perigo
Vem, vem, vem que a hora vai chegar.

Pokemom, Pokémon, quanta emoção,
Pokémon, todo Pokémon tem magia e poder.
Pokemom, Pokémon, temos que pegar.
Quando encontrar, um grande mestre eu vou ser."

A letra acima é a da canção cantada pela apresentadora Eliana no seu programa infantil na televisão. As crianças estão sendo encorajadas a buscar o poder do desenho e das cartas Pokémon. O site oficial de cartas Pokémon dá mais instruções:

"Carregue seu Pokémon com você e estará preparado para enfrentar qualquer coisa! O poder está nas suas mãos. Portanto, use-o." [5]

Muitas crianças estão seguindo à risca essas instruções e carregam suas cartas de Pokémon nos bolsos o tempo todo. Estamos vendo essas cartas aparecerem na igreja e nas classes da escola dominical. As crianças estão sendo encorajadas a recorrer ao poder sobrenatural em vez de ao poder de Deus. [6] Elas aprendem que quanto mais cartas colecionarem, mais poder terão. Muitas crianças estão completamente obsecadas pelas cartas e gastam grande parte de seu tempo brincando com elas. Pokémon tornou-se um ídolo em suas vidas, sendo mais importantes para elas do que Deus.

O uso de cartas do Pokémon pode potencialmente abrir portas para a opressão demoníaca por meio das seguintes atividades: [7]

  1. Posse (conhecida ou não) de discos, fitas, livros, gravuras, amuletos, instrumentos, jogos, etc.
  2. Buscar poder ou revelação ocultista.
  3. Fascinação com o poder ou revelação ocultista, ou fenômenos psíquicos em geral.
  4. Escapismo por meio da busca de emoções, ficção científica, novelas, e algumas outras atividades que causam dependência.
  5. Fascinação com a violência, especialmente a violência sem justiça.
  6. Meditação em qualquer outra coisa que não a verdade revelada por Deus.
  7. Cântico de mantras ou outras formas cultistas/ocultistas de adoração.

O ensino bíblico é claro a respeito do envolvimento em atividades ocultistas. Na Bíblia, Deus proibe nosso envolvimento com feitiçaria, adivinhação ou consultas com médiuns espíritas. A pena de morte para o envolvimento na feitiçaria mostra a seriedade desse pecado diante de Deus. [9]

Pokémon está ganhando um popularidade cada vez maior e seus criadores introduzirão novas formas de alcançar o grau de "Mestre". Neste ponto, para manter o interesse no jogo/desenho animado, será necessário lançar novos personagens e modos alternativos de "receber o poder". Minha previsão é que o jogo introduzirá mais doutrinas da Nova Era, juntamente com personagens mais violentos ou bizarros. As crianças que estão envolvidas em Pokémon continuarão a serem doutrinadas mais profundamente nas filosofias da Nova Era. Na verdade, muitos recursos sobre Pokémon podem ser encontrados em sites de Nova Era. [10]

Outra ameaça às crianças que brincam e que assistem o desenho Pokémon e outros jogos RPG é a tendência de envolverem-se em formas mais sérias desses jogos, como Doom [11], Dungeon and Dragons, Magic: The Gathering, que contêm temática ocultista muito pior. Na verdade, alguns sites sobre Pokémon têm links para esses sites. Por exemplo, o endereço do site "Role Player´s Realm", que liga Pokémon com outros jogos RPG é "http://www.screaming.demon.nl/". A associação com o ocultismo é evidente até no nome.

Conclusões

Pokémon ensina os seguintes conceitos/filosofias que são opostos ao cristianismo:

  1. Violência como forma de obter poder.
  2. Evolução.
  3. Conceitos de Nova Era (reencarnação e poderes psíquicos).
  4. Uso de objetos ocultistas (pedras mágicas) para obter poderes contra os adversários.

A participação prolongada em Pokémon pode levar a:

  1. Envolvimento que leva à dependência psicológica de tal forma que o jogo torna-se um ídolo na vida da criança.
  2. Envolvimento em jogos RPG malévolos (e com as pessoas que estão associadas com eles).
  3. Abertura de portas para a opressão demoníaca.

Recomendações

Se seu filho já aceitou a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, recomendo que você lhe mostre os fatos sobre Pokémon e o que a Bíblia diz sobre o envolvimento com a feitiçaria. Se uma criança for encorajada a orar sobre seu envolvimento com Pokémon e a seguir a orientação do Espírito Santo, voluntariamente deixará de participar em atividades relacionadas com esse jogo/desenho animado. Várias crianças com quem conversei tomaram essa decisão, sem serem forçadas a isso por seus pais. Se seu filho ainda não aceitou a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, eu tomaria a decisão unilateralmente e explicaria porque ele não poderá mais assistir ou brincar com o jogo. Se seu filho já estiver muito envolvido ou viciado em Pokémon, será necessário oferecer suporte adicional, encorajá-lo e fornecer outras oportunidades de entretenimento. Os Escoteiros e as Bandeirantes são organizações excelentes que ensinam valores morais tradicionais e as crianças se divertem participando. [Nota de A Espada do Espírito: Leia também o artigo N1039, "Os Escoteiros Estão Sendo Preparados Para a Nova Ordem Mundial", na seção Eventos Atuais. Recomendamos cautela a todos os pais com relação a essas organizações infanto-juvenis.]

Referências

Nota: Não forneço links para páginas que promovem valores ou idéias contrárias ao cristianismo. No entanto, relacionarei os endereços dos sites para que você possa confirmar a exatidão das informações apresentadas.
  1. A maior parte das informações que usei para escrever este artigo veio de wizards.com (http://www.wizards.com/Pokemon), o site oficial das cartas de Pokémon.
  2. Para ver um exemplo de carta, dê um clique aqui.
  3. http://www.wizards.com/Pokemon/rules/images/energycard.jpg
  4. http://www.geocities.com/TimesSquare/Labyrinth/6402/poke-level.htm
  5. http://www.wizards.com/Pokemon/Rules/Welcome.asp
  6. "Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos?" [Isaías 8:19]
  7. Artigo "Dealing with Demons", encontrado no site cristão Reasons to Believe.
  8. "Quando alguém se virar para os necromantes e feiticeiros, para se prostituir com eles, eu me voltarei contra ele e o eliminarei do meio do seu povo. Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus." [Levítico 20:6-7] "E queimou a seu filho como sacrifício, adivinhava pelas nuvens, era agoureiro e tratava com médiuns e feiticeiros; prosseguiu em fazer o que era mau perante o SENHOR, para o provocar à ira. " [2 Reis 21:6] "Chegar-me-ei a vós outros para juízo; serei testemunha veloz contra os feiticeiros, e contra os adúlteros, e contra os que juram falsamente, e contra os que defraudam o salário do jornaleiro, e oprimem a viúva e o órfão, e torcem o direito do estrangeiro, e não me temem, diz o SENHOR dos Exércitos." [Malaquias 3:5]
  9. "O homem ou mulher que sejam necromantes ou sejam feiticeiros serão mortos; serão apedrejados; o seu sangue cairá sobre eles." [Levítico 20:27]
  10. http://www.newageinfo.com/res/meditat_data.htm
  11. Veja o artigo "No Evidence of a Spiritual Realm?", no site do autor.

Autor: Rich Deem. Visite o site dele, Evidence of God from Science, onde encontrará muitos artigos sobre Ciência e Fé, Criacionismo e Apologética.
Traduzido e adaptado por Jeremias R D P dos Santos mediante permissão do autor.
Data da publicação: 14/10/2000
Revisado em 1/2/2001
A Espada do Espírito: http://www.espada.eti.br/pokemon2.asp


Se quiser ver o horror por si mesmo, vá para o Site Oficial de Pokémon no Brasil. Selecione a PokeAgenda e leia as descrições dos monstros.

Fale conosco direcionando sua mensagem a um dos membros da equipe de voluntários.

9 comentários:

  1. Concordo plenamente, há algum tempo eu já sabia dos efeitos nocivos desse e outros desenhos...
    Karmitta

    ResponderExcluir
  2. Souma pessoa adulta e me envolvo um pouco com o seriado,pois sempre assistia qdo eu era criança, até onde isso me afeta?
    e do mesmo modo que as crianças?

    ResponderExcluir
  3. Sou uma pessoa adulta e me envolvo um pouco com seriado,quero saber até onde isso me afeta?

    ResponderExcluir
  4. Bom...Edu!!!
    Acredito que não, esses desenhos não afetam a você adulto, como afetam as crianças.
    Pois as crianças ainda não tem uma solidez em suas opiniões e entendimentos. É como ensiná-las a ler; se vc diz a uma criança que 'criança' é com 'S', ela vai aceitar isso, e se ninguém a corrigir, ela continuará nesse erro, o que já não acontece com um adulto. Porém, não significa que um adulto não seja afetado, vc pode não acreditar e dizer q não se envolve com as mensagens que eles passam, mas, por exemplo: Eu não me envolveria com espiritismo, mas se eu participo de cultos espiritas,além da minha 'participação' eu já não estou deixando 'Brechas', para que satanás aja? Não seria uma falta de consideração para com o Nosso DEUS?
    QUe nos adverte:

    (Ef:4:27)Não deis lugar ao diabo.
    (1Pe 5:8)Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;

    ELE nos proteje, mas é preciso vigiar....Tanto as crianças quantos os adultos...

    ResponderExcluir
  5. eu e meu amigo gostamos do pokemon e vemos o desenho como uma forma de lazer e diversao nos inclusive temos varios card pokemon e brincamos nos finais de semanas e vemos o desenho todos os dias da semana assim como resamos todos os dias e nao somos nada viciados no desenho o nosso inimigo(diabo)so nos pega se nos deicharmos e acreditarmos nele (coisa que nunca fizemos, nunca fiz,e nunca vou fazer) pois acreditamos no ESPIRITO SANTO NOS ANJOS DO SENHOR DEUS E JESUS nao levem o desenho como uma coisa ruim OK nao levem isso como uma ofença OK!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Tony e vinicius..
    Sou o Diego, moderador do blog,
    fiquem a vontade para postar suas opiniões, e de forma alguma levaremos como ofensa, o intuito deste post (que nao foi feito por mim) era exatamente conhecer a opinião dos leitores. Sintam-se a vontade para comentar, e sejam sempre bem vindos ao DC. Graça e Paz

    ResponderExcluir
  7. Olá, alguem aceita debater comigo este assunto? Posso provar que "pokemon" não é nocivo ás crianças.

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho 14 anos de idade e gosto de ssistir pokemon, mas nao sei se isso me afeta.Na igreja ke eu vou DEUS nunca me disse ke eu nao posso assistir isso, e essa materia agora eu fikei um pouco preocupada sera ke eu sou afetada tmb?

    ResponderExcluir
  9. você nescessáriamente iria para o inferno por praticar artes marciais, yoga ou jogar pokemon sendo cauteloso para não cair em vicio?
    porque a maldição está nas orações budistas e ocultistas de raíz oriental que fazem nos seus produtos para ajuda de seus ídolos.
    Um afastamento de pokemon para um retorno com mais maturidade e espirito concreto não seria o suficiente?

    Ou o "mal" está alem do vicio causado?
    por favor me respondam.

    ResponderExcluir