Páginas

21 janeiro 2008

Artigo - Buscando Eficiência ao levar a palavra de Deus

Esta é um resumo da matéria "Procurando ser eficiente na pregação", do blog Biblioteca da Teologia

Alguma coisa da matéria de hoje já foi dita, mas não se trata de falta de planejamento e sim de repetição necessária. A questão: depois de preparar bem o sermão, chega o momento de pregá-lo. Como fazer isto de forma eficiente?

Há sermões bem feitos e apresentados por pregadores espirituais, mas pregados de forma tão fraca e desordenada que atrapalha tudo. Não basta saber fazer um sermão. E, sem querer escandalizar, não basta mostrar espiritualidade. É preciso apresentar uma mensagem bem preparada, de maneira espiritual e de forma eficiente. Deve haver eficiência no preparo, na espiritualidade e na apresentação. Este é o nosso assunto: a apresentação eficiente, com uma boa comunicação. Sem a pretensão de esgotar o assunto, eis algumas recomendações.

1. Tenha seu sermão bem estudado - Guarde bem as frases iniciais e as idéias principais. Cuide particularmente da sentença de transição da introdução para a primeira divisão, bem como a de uma divisão para a seguinte. Não deixe argumentos isolados, blocos sem conexão dentro do sermão. Estude bem as palavras finais, a forma de concluir. Tenha bastante cuidado com as idéias momentâneas que o misticismo leva sempre a ver como “ação do Espírito Santo quebrando as barreiras do formalismo”. Pode ser apenas produto de uma mente ativa, funcionando.....

Para ler o post completo, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário