Páginas

26 novembro 2007

Debate - Porque sem motivo aparente, a coisa piora?

Às vezes, quando tudo está absolutamente perfeito, ou quase, de repente tudo afunda, o que ocorre conosco?

No trabalho, você foi promovido, ou concluiu aquele projeto importante pra você e sua empresa; Nos estudos, apenas notas boas, ou parece que finalmente aquele cálculo exótico entrou na sua cuca!;
Finalmente você conseguiu investir no som do seu carro, ou comprou um computador top de linha e pode fazer tudo o que sempre quiz nele;
Aquela garota(o) que você ansiava em namorar, parece que finalmente notou que você é uma pessoa bacana;

Tudo parece perfeito, ou pelo menos bem próximo a isso, as coisas estão fluindo de uma maneira suave e gostosa, não precisa de nenhuma mudança brusca.

Mas numa bela tarde de domingo, ou numa noite chuvosa de quarta-feira seu computador queima, de forma inesperada, parou, e o prejuízo é inevitável!
No outro dia você levanta cedo para ir trabalhar, o carro não pega, a bateria arriou de uma hora pra outra, sem prévio aviso, você resolve ir de ônibus, mas o atraso é inevitável!
Ao chegar em seu trabalho, seu bom dia, sequer é respondido por alguns, e poucas horas depois, seu gerente te vem com um problema em um de seus projetos, que é avaliado como grave, e acaba sem saber ao certo seu futuro neste emprego. O desespero é inevitável
Ao caminho de volta pra casa, você é roubado, todo seu dinheiro e aquele celular que você pagou duas parcelas apenas se foram.

Porque estas coisas ocorrem?

Para a sociedade isto pode ser apenas uma "maré de azar", mas será que é isso mesmo? Não terá Deus uma influência nisto? Estaria Ele te castigando por algo?

Agora vamos ao ponto espiritual da coisa, está na cara que Deus tem algo a ver com isso, mas por que Ele quer te prejudicar?

Bom, o fato é que Deus age de maneira diferente em cada um de nós, nos fortalecendo e nos abençoando de maneira diferente, cuja maneira é conhecida apenas no reino do céus. O que colocarei aqui são apenas algumas hipóteses do que pode ser, e espero que você entenda a idéia da coisa.

  • Deus pode querer saber até onde o seu amor por Ele persiste; aí você se pergunta, mas Deus não sabe tudo? Sim, ele sabe, mas quer provar a você o seu amor. Jesus quando perguntou a Pedro e ele o amava, ele já sabia a resposta e saia que Pedro iria o negar, mas ele perguntou para mostrar a Pedro onde estava sua falha para que o inimigo não pudesse o acusar.
    • Mateus 26:69-75
      69 Ora, Pedro estava assentado fora, no pátio; e, aproximando-se dele uma criada, disse: Tu também estavas com Jesus, o galileu.
      70 Mas ele negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes.
      71 E, saindo para o vestíbulo, outra criada o viu, e disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o Nazareno.
      72 E ele negou outra vez com juramento: Não conheço tal homem.
      73 E, daí a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente também tu és deles, pois a tua fala te denuncia.
      74 Então começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou.
      75 E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente.
  • Pode querer te dar algo melhor ainda, e para isso você precisar se desfazer das coisas velhas, uso como exemplo a vida de Jó. Deus permitiu que o Diabo fizesse o que quisesse com a vida dele, desde de não o fizesse morrer.
    • Jó 1:1-22
      1 HAVIA um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.
      2 E nasceram-lhe sete filhos e três filhas.
      3 E o seu gado era de sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; eram também muitíssimos os servos a seu serviço, de maneira que este homem era maior do que todos os do oriente.
      4 E iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez; e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles.
      5 Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Talvez pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente.
      6 E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles.
      7 Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.
      8 E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.
      9 Então respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde?
      10 Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra.
      11 Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.
      12 E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR.
      13 E sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam, e bebiam vinho, na casa de seu irmão primogênito,
      14 Que veio um mensageiro a Jó, e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pastavam junto a eles;
      15 E deram sobre eles os sabeus, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova.
      16 Estando este ainda falando, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu, e só eu escapei para trazer-te a nova.
      17 Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Ordenando os caldeus três tropas, deram sobre os camelos, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova.
      18 Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito,
      19 Eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, que caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova.
      20 Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou.
      21 E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR.
      22 Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.
  • Há diversas coisas que podem ocorrer, ninguém conhece perfeitamente como Deus nos ensina, mas lembre-se, por maior que seja a tristeza e o tempo que ela dure, Deus não deixará de te dar alegria, e sempre estará contigo, mesmo que não aparente.
    • Salmos 30:5
      Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite; pela manhã, porém, vem o cântico de júbilo.
    • Mateus 7:7-12
      7 Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á.
      8 Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á.
      9 Ou qual dentre vós é o homem que, se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? 10 Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará uma serpente?
      11 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem?
      12 Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós a eles; porque esta é a lei e os profetas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário